Problemas Logísticos no Porto de Santos

Não é de hoje que o Porto de Santos tem importância significativa para o crescimento da economia do país e para o comércio exterior. Responsável por cerca de 1/4 da participação na Balança Comercial Brasileira, o porto movimenta por ano mais de 8 milhões de toneladas de cargas. E não é a toa que se tornou o maior porto da América Latina.
Porém seu espetacular crescimento e consequente aumento da movimentação de cargas, acarretou diversos problemas logísticos que até o momento parecem estar distantes de serem solucionados.


Intermináveis filas de congestionamento e ineficiência das vias terrestres, já fazem parte da rotina dos que conduzem seus veículos com destino ao Porto de Santos. Ainda mais, com recente limitação do horário de funcionamento dos pátios reguladores de caminhões.
Há também grande ausência de novas áreas para armazenagem de cargas nas zonas de produção e renovação da infraestrutura de entrada no porto - que é a mesma há décadas.

É necessário que o governo resolva esses problemas antes de pensar em ofertar mais terminais, caso contrário os problemas enfrentados hoje poderão ser bem piores no futuro, prejudicando a econômica e até mesmo a imagem de nosso país perante os países importadores de nossas mercadorias.
Investimentos em melhor infraestrutura e novas tecnologias, precisam ser feitos a curto prazo. Somente assim, nosso país poderá suportar a grande - e cada vez maior- movimentação de cargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário