Chegando ao Porto, tiramos uma foto com a galera e logo depois nos dirigimos à escuna, onde embarcamos.
Porto de Santos
Durante todo o passeio, havia um instrutor nos passando informações sobre a estrutura do porto, os tipos de containers, os navios que ali atracavam e os diferentes setores que o Porto atende.
Navio Rebocador |
O Porto de Santos foi inaugurado em 1892, com objetivo de aumentar o fluxo do comércio exterior, pois a cidade é estrategicamente localizada e em conjunto com a linha ferroviária o porto se destacaria na venda de café para o mercado externo.
Hoje o Porto de Santos é considerado o maior da América Latina, lembrando também que o modal aquaviário é o que mais transporta cargas.
A área de influência econômica do porto concentra mais da metade do PIB do país e abrange principalmente a região Sudeste.
As principais cargas movimentadas pelo Porto são, o açúcar, soja, cargas containerizadas, café, milho, trigo, suco de laranja, entre outros granéis líquidos.
Terminal açucareiro |
Dadas as informações, referente a economia do país, o instrutor nos forneceu algumas características específicas dos navios e também discorreu sobre o processo da retirada dos containers dos caminhões para ser colocados nos navios, nos mostrando os portainers, que são máquinas, que fazem esse processo de descarregamento da carga.
Funcionamento dos portainers |
Tendo em vista o passado do Porto apresentado no Museu do Café, observamos uma grande melhoria e transformação. Hoje, bem mais estruturado, o porto suporta muitos navios de diferentes portes, porém há alguns problemas, como o congestionamento dos caminhões para descarregamento das cargas e o dos navios para atracação.
Sendo assim, acreditamos que com a aprovação da Medida Provisória 595 (MP dos Portos), o Portuário de Santos receberá investimentos necessários para se destacar e assim contribuir ainda mais com o Comércio Exterior Brasileiro, acarretando no desenvolvimento do País.
Bom, após o termino do passeio de escuna, nos dirigimos a um Shopping para o almoço e logo depois voltamos para a Fatec.
Consideramos a visita a cidade de Santos muito importante, pois além de gerar conhecimento, nos fez interagir mais com nossos colegas de classe e também com os professores :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário